2608546 Nº Visitas

Checklist: cuidados na instalação de sistema de energia fotovoltaica off-grid

A energia solar fotovoltaica off-grid, conhecida também como sistema de energia solar isolado, é uma alternativa interessante para quem deseja obter um sistema renovável e sustentável. Ela capta a luz do sol, transformando-a em eletricidade, especialmente para lugares remotos.

A captação ocorre através de painéis solares, armazenando a energia gerada em baterias, para utilização noturna e também em momentos nublados. Este sistema não está ligado a uma rede elétrica, por isso, não há custos de utilização após a aquisição do sistema, somente troca de baterias de tempos em tempos. No entanto, como qualquer outro sistema, é necessário manter certas precauções na instalação. Assim, hoje, vamos mostrar os principais cuidados que você deve ter ao instalar o sistema de energia solar fotovoltaico off-grid. 

Principais cuidados na instalação da energia fotovoltaica isolada:

O sistema de eletricidade que utiliza painéis solares para a captação da luz do sol está sendo cada vez mais usado, devido aos diversos benefícios que traz para o usuário. Contudo, a instalação exige certos cuidados para que não ocorram problemas e ineficiência no processo de produção de eletricidade. Dentre as principais atenções, estão:

1-   Escolha profissionais qualificados:

Na hora de escolher a equipe que irá realizar a instalação do sistema de energia fotovoltaica off-grid, é aconselhável verificar se as pessoas envolvidas na instalação são experientes e com conhecimento elementar em  sistemas de energia solar, facilitando assim a solução de possíveis problemas que possam surgir durante a instalação.

 Algumas vezes, as instalações off-grid são realizadas em locais remotos e de difícil acesso, por este motivo a organização e separação de todos os materiais necessários a instalação são muito importantes, além do cumprimento dos  cuidados e procedimentos de segurança pessoal e dos equipamentos de acordo com as normas  para instalações elétricas.

2-   Cubra os painéis solares durante a instalação:

A quantidade utilizada de painéis solares dependerá das necessidades do ambiente. Entretanto, todos eles devem ser cobertos com cobertura opaca para evitar a captação da luz durante o processo de instalação, reduzindo o risco de choque elétrico.

Verifique a localização e orientação adequada de seus painéis solares. Verifique que não haja sombreamento e tente mantê-los o mais próximo das baterias e das cargas.

Para garantir a máxima captação de energia ao longo do ano, os painéis solares devem ser orientados  em direção ao equador, instalações localizadas no Hemisfério Sul, os painéis devem ser orientados em direção ao Norte Verdadeiro. 

Em relação a inclinação, deve ser igual à latitude local, mas nunca menor do que 10°, para favorecer a limpeza dos módulos.

O suporte dos painéis fotovoltaicos tem como função posicioná-los  de maneira estável e deve assegurar ventilação adequada , permitindo a dissipação do calor produzido devido à ação dos raios solares. A eficiência das células diminui com a elevação da temperatura.

3-   Verifique as conexões e use ferramentas isoladas e secas:

Os painéis solares geram energia de corrente contínua, por isso é necessário muita atenção a polaridade para evitar erros de instalação e queima dos equipamentos . Use sempre fiação preta e vermelha, fios pretos para pólos negativo e fios vermelhos para os pólos positivos. Além disso, as ferramentas que são usadas para realizar a instalação devem ser cuidadosamente isoladas e mantidas secas para que não ocorram problemas, mantendo sempre as mãos e pés protegidos, evitando possíveis acidentes.

4-   Cuidados com a bateria:

Como você já sabe, o armazenamento de energia ocorre nas baterias solares, por isso, elas merecem cuidados redobrados. Coloque todas elas em locais ventilados e nunca expostas ao sol ou a alta temperatura.

Todas as baterias devem ser instaladas e manuseadas de acordo com as instruções do fabricante, a observação das técnicas adequadas ajudará a garantir uma vida longa à bateria  com baixa manutenção e segurança no sistema.

As baterias estacionárias também possuem uma vida útil de três a  quatro anos, sendo assim, faça a substituição sempre que necessário.

5 -  Controle:

Os controladores de carga solar e inversores geralmente são instalados em uma caixa conhecida como “painel de controle” juntamente com as chaves, fusíveis e outros.

O painel de controle deve ser instalado em local seco e ventilado e de fácil acesso para manutenção, que esteja o mais próximo possível dos painéis solares.

Os equipamentos de controle não devem ser instalados no mesmo compartimento das baterias , devido a possível emissão de gases tóxicos.

Se o controlador de carga possuir dispositivo de compensação térmica , aponta do sensor deste equipamento deve ser presa próxima a bateria.

Em sistemas de energia solar fotovoltaicos off-grid, utilizam-se chaves , fusíveis ou disjuntores para proteção. As chaves possibilitam a interrupção do fluxo de corrente  quando necessário. Fusíveis ou disjuntores permitem proteger os diversos componentes em casos de curto-circuito, alto consumo ou problemas de aterramento. Estes dispositivos são selecionados em função da tensão e da corrente máxima admitida.

As chaves, disjuntores e fusíveis usados para proteção do sistema fotovoltaico off-grid devem ser escolhidos para operar em corrente contínua, dispositivos de corrente alternada, provavelmente apresentarão problemas.

6     – Aterramento  / Cabos e Conexões:

O aterramento é de fundamental importância  e deve ser incluído no estudo da instalação do sistema de energia limpa fotovoltaica de forma a evitar perigo para a instalação e para as pessoas. 

Faça o aterramento dos equipamentos (carcaça ao Terra) e o aterramento do sistema (conexão do circuito elétrico ao terra, geralmente pelo pólo negativo). É importante que as caixas dos equipamentos e molduras  dos painéis solares estejam conectados ao terra, todo metal exposto que possa ser tocado deve ser aterrado.

A estrutura do placa solar fotovoltaica tem uma indicação clara do ponto destinado ao aterramento.

Todos os componentes do sistema fotovoltaico devem ser interconectados por meio de condutores elétricos de bitolas e tipos adequados,  os condutores devem ser de cobre, consulte as tabelas de condutores conforme níveis de queda de tensão.

Os condutores sujeitos a exposição externa devem ter revestimento plástico resistente a radiação UV.

Observe as conexões , recomenda-se uso de terminais, fita isolante, eletroduto, parafusos, bornes para baterias abraçadeiras, buchas para fixação, etc. Estes acessórios devem ser adequados ao tipo de material sobre o qual serão instalados.

7     - Faça manutenções periódicas:

Apesar do uso do sistema solar não necessitar de muitas  manutenções em condições normais, é recomendado que você faça vistorias periódicas, mantendo os contatos de fios e os pólos de baterias sempre limpos. Não se esqueça que os vidros dos painéis solares também devem receber higienização apropriada com água, sabão neutro e panos.

Todas as precauções devem ser tomadas para que a instalação seja concretizada com qualidade, além disso, a manutenção pode ajudar a prolongar os efeitos e a vida útil de todo o equipamento utilizado no sistema de energia solar fotovoltaico off-grid.  Quer mais dicas sobre esta energia renovável?

Então, deixe seu comentário abaixo ou fale com a Solar Brasil!

fale com a solar

Tags: energia solar, energia solar fotovoltaica, sistema fotovoltaico, painéis solares, placa solar fotovoltaica, controladores de carga solar

Agência Next4 criação de sites