2577099 Nº Visitas

Energia Solar Fotovoltaica para o setor Rural – Trilhas de resultados

O Brasil é um país propício para gerar energia solar fotovoltaica. Seu território, tropical e com muita incidência solar, dispõe de um gigantesco potencial para implantação de medidas que visem à utilização de energias renováveis para abastecimento elétrico, impactando menos no meio ambiente e, também, contribuindo com a retenção de gastos para os cidadãos.

No setor rural, a utilização de sistemas solares fotovoltaicos off-grid, que são autônomos e isolados, é ainda mais vantajosa e tem se mostrado como a solução ideal para o fornecimento de eletricidade principalmente em locais remotos e distantes.

Por não ter ligação direta com a rede elétrica de abastecimento, é a melhor opção para quem precisa de energia e não encontra suporte nos meios convencionais.

Além disso, são muitas as formas de utilização da energia solar fotovoltaica na zona rural. Neste artigo, elencamos as principais aplicações do sistema off-grid neste meio. Veja:

5 principais utilizações da energia solar fotovoltaica na zona rural

1. Residências

O sistema solar fotovoltaico pode armazenar energia para o abastecimento das mais diversas cargas de uma casa, por exemplo: uso de lâmpadas, televisores, geladeiras, ventiladores, etc.

Para tal aplicação é muito comum que os painéis solares sejam instalados nos telhados das residências.

No sistema isolado, para não correr o risco de interrupção no fornecimento, utiliza-se as baterias para armazenamento das cargas elétricas a serem utilizadas durante a noite ou em dias nublados.

Lembre-se o sucesso do sistema depende do correto dimensionamento das cargas e do uso adequado do mesmo.

2. Bombeamento de água

No meio rural é bastante comum que exista a necessidade bombeamento de água, seja para casas, pequenos vilarejos e comunidades e o uso da energia solar fotovoltaica é indicado para tal fornecimento.

A água, bombeada em pequenas vazões, é também utilizada para irrigar plantações e hidratar animais nas fazendas.

O sistema solar fotovoltaico contribui na captura da água em fontes superficiais e poços freáticos.

3. Eletrificação de cercas

Outra aplicação bastante comum na zona rural é o uso da energia solar fotovoltaica para eletrificação de cercas, utilizadas tanto para proteção de gado e outras criações quanto para a própria segurança da propriedade.

O funcionamento dessas cercas é bem simples e converte a energia em corrente elétrica que, apesar de assustar os animais, não os fere nem causa prejuízos.

4. Iluminação

A utilização do sistema solar fotovoltaico off-grid contribui, ainda, com a iluminação de ambientes externos e internos.

O uso, em conjunto com lâmpadas fluorescentes compactas e tecnologia led, gera uma maior eficiência, que ilumina de modo bastante adequado, sem elevados investimentos.

5. Dessalinização

Uma aplicação diferenciada para o sistema solar fotovoltaico e pouco conhecida é na utilização nos processos de dessalinização, que é a prática de retirar da água todos os sais que a tornam insalubres a saúde humana.

Através da energia solar este procedimento torna-se menos custoso e muito mais viável na zona rural.

Energia solar fotovoltaica – A melhor escolha para a zona rural

Muitas fazendas já estão utilizando de sistemas solares fotovoltaicos para produção de energia elétrica, uma energia renovável e nada prejudicial para a natureza.

Para saber o custo deste investimento é necessário, primeiro, dimensionar a necessidade do sistema. Quanta energia você precisa para suprir todas as demandas e aplicações?

Tire todas as dúvidas entrando em contato e invista na energia solar fotovoltaica já!

fale com a solar

Tags: energia solar fotovoltaica, sistema solar fotovoltaico, sistemas solares fotovoltaicos

Agência Next4 criação de sites