2617635 Nº Visitas

A importância dos conceitos de Energia Solar Fotovoltaica para seu sistema

Você sabe o que é radiação solar? Quais são os tipos? Não se preocupe, vamos te ajudar com energia solar fotovoltaica!

Hoje começaremos com a nossa série de explicações sobre energia solar fotovoltaica com o eng. Luis Claudio Araújo, diretor da empresa Voltmax Engenharia, engenheiro parceiro da Solar Brasil.

A partir de hoje iremos abordar aspectos técnicos importantíssimos da energia solar fotovoltaica. Passaremos a esclarecer alguns pontos que influenciam diretamente na escolha e montagem do seu sistema solar fotovoltaico. E de posse dessas informações esperamos auxiliá-lo a escolher melhor seu módulo fotovoltaico, controlador de carga fotovoltaico, baterias e demais equipamentos.

Vamos iniciar primeiramente falando da Radiação.

Você conhece todos os tipos de radiação as quais trabalhamos nos projetos de dimensionamento de energia solar fotovoltaica?

Vamos ver a seguir:

TIPOS DE RADIAÇÃO SOLAR

Radiação solar é a designação dada à energia radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação eletromagnética.

Cerca de metade desta energia é emitida como luz visível na parte de frequência mais alta do espectro eletromagnético e o restante na do infravermelho próximo e como radiação ultravioleta.

A radiação solar que atinge o solo é composta por raios solares que chegam  de   todas   as   direções   e   são   absorvidos,  espalhados   e refletidos pelo ar, poeira e nuvens.

Sendo composta por três componentes as quais são:

  • Radiação solar direta, composta de raios paralelos diretos do sol;
  • Radiação solar difusa, composta de raios espalhados pela atmosfera terrestre refletidos pelas nuvens;
  • Radiação solar refletida (Albedo), radiação refletida pelas superfícies adjacentes terrestres tais como prédios, árvores, solos ou qualquer outro obstáculo, que ainda depende da forma e textura do meio ambiente adjacente, ou seja, é o poder de reflexão de uma superfície ou de um corpo.

A radiação solar que é distribuída pela superfície da terra não é uniforme, pois depende das regiões iluminadas, ou seja, a região do equador é mais iluminada que a polar. Além disso, a intensidade depende da estação do ano, do clima, da poluição local e hora.

Quer saber mais? Acompanhe as nossas publicações... próximo assunto: Como a radiação solar varia ao longo do dia!

Conheça também os nossos cursos de energia solar fotovoltaica!

fale com a solar

Agência Next4 criação de sites