2754869 Nº Visitas

Características de alguns modelos de bombas d’ água utilizadas em sistemas de energia solar fotovoltaico (parte II)

Em nosso post anterior falamos sobre as bombas d´água de diafragma – motores de corrente contínua de superfície flutuante e submersas, se você perdeu acesse:  http://www.solarbrasil.com.br/blog-da-energia-solar/142-caracteristicas-de-alguns-modelos-de-bombas-d-agua-utilizadas-em-sistemas-de-energia-solar-fotovoltaico-parte-i

 No post de hoje falaremos sobre as bombas d’ água Anauger Solar, bombas helicoidais e centrífugas e inversores capazes de tornar bombas trifásicas de corrente alternada em bombas para uso em sistemas de energia solar fotovoltaica.

3-) BOMBAS D’ ÁGUA ANAUGER SOLAR:

O Sistema de bombeamento Anauger solar consiste em transformar energia elétrica de corrente contínua gerada por módulos solares fotovoltaicos em corrente alternada com a maior eficiência possível. O sistema funciona de forma independente das flutuações dos níveis de irradiação solar, ou seja, sempre haverá bombeamento de água a qualquer hora do dia ou condições do tempo, desde que os módulos forneçam corrente mínima de 0,1A.

O driver é o equipamento que comanda a bomba, responsável por converter a energia fornecida pelos módulos solares em impulsos de energia, constantes e espaçados em função do nível de irradiação solar.

As bombas Anauger Solar podem operar em sistemas de geração fotovoltaicos com potência de 100 a 320W, elevação máxima de 40 metros e vazão máxima de aproximadamente 9.000 litros/dia.

As bombas Anauger solar trabalham sem utilização de banco de baterias.

Contam com 2 modelos disponíveis Anauger Solar P100 e Anauger Solar R 100:

3.1-) ANAUGER SOLAR P100:

Bomba vibratória para poços com diâmetro igual ou superior a 6 polegadas (153mm), trabalha submersa sendo sustentada por mangueira.

(FOTO BOMBA ANAUGER P100)

anauger-p100 (1) copy.jpg

3.2-) ANAUGER SOLAR R100:

Bomba vibratória submersa para reservatórios, lago ou nascente, trabalha apoiada no fundo do reservatório.

(FOTO BOMBA ANAUGER SOLAR R 100)

 

 

anauger-r100 (2) copy.jpg

O circuito de geração de eletricidade solar das bombas Anauger Solar trabalha com arranjo solar fotovoltaico de 36Vcc de 100 até 320W.

 

Os sistemas de bombeamento de água solar utilizando as bombas Anauger Solar necessitam baixo custo de investimento.

4-) Bombas Helicoidais e centrífugas:

São bombas d’ águas submersas utilizadas em sistemas que necessitam de alturas manométricas elevadas e grandes vazões.

Para este grupo de bombas há modelos que não requerem uso de inversores externos e outras que necessitam do uso do inversor para serem utilizadas com placas solares.

Vejamos:

4.1-) Bombas Grunddfos:

A Grundfos possui a linha SQFlex  que é mais do que uma bomba é um sistema inteligente completo, possui um sistema eletrônico integrado compatível com alimentação elétrica CC e CA, sem necessitar de um inversor externo, ou seja, esta linha de bombas d’água é perfeita para uso com energia solar fotovoltaica, turbinas eólicas e outras aplicações renováveis.

A linha completa possui 10 modelos disponíveis com características de vazões e alturas manométricas distintas.

Funcionamento entre 90 a 240Vcc, altura manométrica de até 120m, vazão de 90m³/dia, profundidade de instalação máxima 150m. O arranjo solar fotovoltaico dependerá das características da bomba escolhida, de modo geral varia de 100 a 1400W.

http://pt.grundfos.com/content/bgp/pt/products/find-product/sqflex/jcr:content/banner/file1_1.resize.jpg/1323351797951.jpg

Os sistemas de bombeamento de água solar utilizando as bombas Grundfos SQ- Flex necessitam médio custo de investimento.

Ficou interessado? Solicite informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Quer saber mais?  Fique ligado no próximo post, daremos continuidade a este assunto, falaremos sobre bombas centrífugas e helicoidais, bem como da utilização de bombas trifásica de corrente alternada em sistemas de energia solar fotovoltaica Solartech.

Achou interessante? Consulte as nossas soluções em bombeamento de água solar e surpreenda-se. http://www.solarbrasil.com.br/produtos/60-bombas-d-agua

Solar Brasil – ajudando você a transformar a luz do sol em eletricidade.

 

 

Não Perca!

Alessandra Berto

 

Baixo custo de investimento

fale com a solar

Agência Next4 criação de sites