2577099 Nº Visitas

Como aumentar a produtividade da sua empresa com placas de energia solar.

Ser sustentável é uma tendência e um compromisso social de qualquer empresa. Já pensou em utilizar energia solar para além de contribuir com a preservação do meio ambiente, ainda conseguir economizar? Sabemos que a maioria da produção de energia atualmente é por meio das hidrelétricas, que causam grande impacto ambiental.

A energia provinda de fontes não renováveis como petróleo, carvão mineral e gás natural também possuem os dias contados. Fontes de energia renováveis e sustentáveis devem ser cada vez mais utilizadas.

Se você quer que sua empresa tenha longa vida, pensar de forma sustentável precisa estar na cultura organizacional dela. Uma maneira é justamente economizando energia, adquirindo-a por meio da energia solar.

Vamos conhecer alguns exemplos que funcionam? Por exemplo, existem empresas como restaurantes que utilizam energia solar para reduzir gastos em até 10% sem prejudicar em nada a produtividade do local.

Além disso, elas são muito utilizadas para otimizar os processos industriais, como é o caso de turbinas e uso de gases na secagem de grãos. Para fazer esse processo é usado um coletor que captará a luz solar e um reservatório para fazer o isolamento térmico aonde os gases e líquidos são acondicionados. Dessa forma a radiação entra no coletor e se torna energia térmica, aquecendo o interior da placa coletora. A emissão da radiação por meio da placa esquenta o reservatório seja com gases ou líquidos.

Desde estádios, pequenas ou grandes empresas, todas podem se beneficiar na energia solar a fim de reduzir custos. Afinal não é necessário qualquer combustível, o período de recuperação do investimento feito em placas solares é curto e a energia se torna praticamente gratuita posteriormente.

A manutenção também é pequena e possui longa vida útil. O funcionamento é silencioso e o sistema pode se aumentado, acrescentando mais coletores bem como ajustando as instalações de acordo com as necessidades de cada empresa.

A energia inesgotável do sol com toda certeza trará benefícios para a empresa e, a partir do momento em que ela se torna mais aceita socialmente, a redução da dependência dos combustíveis fósseis será evidente.

É importante destacar que a energia fotovoltaica pode ser produzida, logicamente em menores quantidades, em dias chuvosos e nublados. Em uma casa com sistema de geração de energia solar típico é possível salvar 1200 kg de CO2 anualmente, significando 30 toneladas ao longo da vida. O meio ambiente agradece.

Grandes empresas americanas usam a energia solar como Walmart, Macy's, Ikea, Johnson & Johnson, FedEx e General Motors, por exemplo. Essas são algumas das 20 maiores empresas que usam energia solar, gerando 47 milhões de dólares de energia limpa todos os anos.

Apesar de o setor privado fazer maior uso dessa energia, no Brasil o governo proporciona incentivo fiscal para negócios que fazem uso de placas de energia solar, bem como existem obras públicas com essa tecnologia.

Afinal, o que podemos concluir desses exemplos?

Que qualquer empresa que se preza, tem compromisso social e ambiental, quer economizar na geração de energia utiliza placas de energia solar em sua estrutura.

 

fale com a solar

Agência Next4 criação de sites