2577099 Nº Visitas

Você cuida do orçamento de custos da sua empresa? Descubra as melhores maneiras de reduzir seus custos com a energia solar fotovoltaica

Qualquer empresa busca constantemente reduzir custos e aumentar o lucro. Afinal, é a lógica básica para rentabilizar em qualquer mercado. Diminuir os gastos também é uma vantagem perante a concorrência, pois a redução permite que se invista em novas maneiras de multiplicar os ganhos.

Entre os gastos que mais pesam no orçamento de uma empresa está o com energia elétrica. Dependendo do porte da companhia, o dinheiro destinado à luz leva grande parte do faturamento da empresa. A situação piora quando a economia do país vai mal, já que a energia elétrica é uma das primeiras contas a subir quando isso acontece. A questão é: existe uma alternativa para as empresas nesse caso? A resposta é sim, descubra lendo abaixo.

O investimento em placas solares

É constante a busca por novas soluções em energia para empresas, que tragam mais eficiência e ao mesmo tempo reduzam os custos. Muitos empresários já chegaram à conclusão que a melhor alternativa é o investimento em painéis solares, pois eles geram economia e ainda preservam o meio ambiente.

Especialistas afirmam que em 7 anos as empresas recuperam todo o investimento em painéis de energia solar. Mas como a energia elétrica possui aumentos constantes, o tempo de retorno pode ser ainda menor. Além disso, uma placa tem uma vida útil de 20 anos, e praticamente não precisam de manutenção.

O que é um painel solar?

Um painel solar é um equipamento chamado de fotovoltaico, utilizado para a geração da energia elétrica. A potência energética produzida através dos painéis solares pode abastecer redes elétricas por meio de usinas solares. Nesse caso a energia é produzida em larga escala, indo então para as redes elétricas.

Mas há outro tipo de painel, menor, que é ideal para residências e empresas.

No Brasil ainda há poucos projetos de usinas solares, mas o quadro vai mudar nos próximos anos. Existem projetos de geração de energia que visam beneficiar mais de 900 mil brasileiros, principalmente na região nordeste, onde os recursos são escassos, mas a luz solar é abundante.

Como funciona a energia solar fotovoltaica

Os raios solares fornecem, como todos sabem, a energia mais abundante do planeta. O sol emite raios eletromagnéticos essenciais para a manutenção de toda a vida da Terra. A descoberta de que a energia solar pode ser utilizada para a geração de energia elétrica é recente.

A grande vantagem do sistema fotovoltaico é que ele gera energia limpa e renovável para a sua empresa. A luz emitida pelo sol é captada pelos painéis solares instalados no seu telhado, que são conectados uns aos outros e ao Inversor Solar.

O Inversor é o responsável por converter a luz recebida pelos painéis fotovoltaicos em energia elétrica. Ele a envia para o quadro de luz, que então distribui a energia para a sua empresa.

O excesso de energia elétrica recebida volta para o relógio de luz e é “guardado” como créditos para ser utilizada à noite ou nos próximos dias. Todo o processo faz com que os custos com a energia elétrica sejam muito menores a cada mês. E dessa maneira sua empresa poupará um dinheiro que poderá ser investido em outros recursos.

 

 

fale com a solar

Tags: energia solar, energia fotovoltaica, painel solar, modulo solar, energia limpa, sustentabilidade energética, placa solar, painel fotovoltaico, placas solares, painel de energia solar, placa fotovoltaica, placas de energia solar, solar brasil, produção de energia

Agência Next4 criação de sites