2593675 Nº Visitas

Como calcular o consumo de Energia Solar Fotovoltaico em sistemas Off-grid (sistema básico)?

É possível produzir a própria energia (totalmente renovável , limpa, segura e silenciosa), como é o caso da energia solar.

Implantar um sistema solar fotovoltaico off-grid, que é autônomo e isolado, sem conexão com a rede de abastecimento público que muitas vezes está indisponível em locais remotos e distantes, tem sido a opção de centenas de pessoas, trazendo mais conforto e até mesmo saúde para quem nunca teve acesso a energia.

E, pode até parecer difícil calcular o consumo de energia de uma casa, ou de uma pequena propriedade, mas é extremamente viável fazer esse dimensionamento antes de decidir sobre investir, ou não, na tecnologia fotovoltaica.

Só desta forma, portanto, é possível avaliar a relação custo x benefício para implantação do projeto.

Veja algumas dicas e modelos de cálculo neste artigo e aproveite para solicitar um orçamento.

Passo a passo do dimensionamento do consumo de energia

Separamos um check list a fim de lhe auxiliar a dimensionar o tamanho que o seu sistema solar fotovoltaico deverá ter.

Responda esta listagem:

  1. A energia solar fotovoltaica será aplicada a quais equipamentos?
  2. Qual a respectiva potência (Watts) de cada um dos aparelhos listados no item anterior?
  3. Qual a sua tensão (volts)?
  4. Esses equipamentos serão utilizados por quantas horas/dia?
  5. Qual é o consumo em Ah dos aparelhos?
  6. Em que lugar (Cidade e Estado) o sistema solar fotovoltaico off-grid será instalado?

É de extrema importância fazer o cálculo baseado no consumo real, pois a sua produção será baseadada  nestas informações,  sempre que for necessário arredondar valores, opte pelo a mais já que, se o consumo de energia exceder ao que foi armazenado, o fornecimento de energia será interrompido até a volta das radiações solares.

Calculando o consumo de energia

Quando se fala em calcular o consumo de energia solar fotovoltaica deve-se levar em conta todos, absolutamente todos, os equipamentos e eletrônicos que usarão da energia gerada para funcionamento.

Por exemplo, uma casa. Veja na tabela a descrição dos aparelhos que precisam ser abastecidos pela energia renovável neste caso - Residência pequena com 03 pessoas:

APARELHO QUANTIDADE POTÊNCIA (W)

HORAS

POR DIA

TOTAL Wh/Dia
Televisão 02 210 3 1260
DVD 02 30 1 60
Carregador de Celular 03 70 1 210
Computador 01 150 3 450
Micro-ondas 01 800 0,2 160
Lâmpadas 08 15 4 480
Geladeira 01     1840

Neste exemplo, o consumo total (Wh/Dia) é de 4460. Considerando a média nacional de incidência solar de 5 horas diárias, o tamanho aproximado do sistema solar fotovoltaico (Wp) é de 1499, ou seja aproximadamente 10 painéis solares de 150W ou 6 painéis solares de 260W.

Vale ressaltar que todo este modelo foi feito de acordo com médias, sendo necessária uma análise mais profunda e completa das necessidades individuais em que o sistema será ser instalado a fim de resultados mais precisos.

Escolhendo placas solares e baterias

O sistema solar fotovoltaico off-grid é composto por 4 componentes básicos: painel solar (também conhecido por módulo solar ou placa solar), controladores de carga, baterias e inversores.

Existem placas solares com maior e menor potência, diferenciação esta que impacta perceptivelmente nos valores finais. Assim também são as baterias, controladores e inversores. Portanto, é importante dimensionar o consumo exato para não gastar a mais do que o necessário.

Ficou com dúvidas ainda sobre o modo de calcular o consumo de energia? Fique tranquilo, isso é bem comum! Estamos aqui justamente pra lhe ajudar e dar suporte. Entre em contato com a Solar Brasil! 

 

fale com a solar

Tags: energia solar, painel solar, placas solares, energia solar fotovoltaica, sistema solar fotovoltaico, sistema solar fotovoltaico off-grid

Agência Next4 criação de sites