2577099 Nº Visitas

Como escolher a melhor opção de painel solar para sistemas Off-grid?

A energia solar fotovoltaica tem se mostrado como uma excelente opção para o abastecimento elétrico em diversas aplicações. Entre as dúvidas mais comuns na hora de conhecer a fundo as opções de sistema solar fotovoltaico off-grid, como escolher a melhor opção de painel solar é uma das questões mais recorrentes.

O painel solar é fundamental para a captura das radiações solares e é, também, responsável por transformar a luz do sol em energia. Com várias opções disponíveis no mercado, adequar necessidade e dados técnicos num mesmo componente é algo que merece total atenção!

Neste artigo você poderá encontrar as 03 dicas mais importantes que contribuirão para a escolha de qual painel solar usar no seu sistema solar fotovoltaico. Confira:

A garantia

É importante escolher um painel solar de confiança para o seu sistema solar fotovoltaico off-grid e para esta definição, muito mais do que olhar orçamentos, você precisará olhar dados.

Qual a garantia de potência mínima da placa solar que está sendo analisada? Geralmente, neste quesito, a maior parte dos painéis solares oferecem 25 anos de garantia trabalhando com pelo menos 80% da potência original do componente.

Quantos anos de mercado o representante da marca está no Brasil, pois em caso de acionamento da garantia, a quem e como devo recorrer?

Além disso, antes de escolher e comprar é preciso verificar quais são os termos legais para esta garantia. Lembre-se: Seu sistema off-grid durará muitos anos e ter amparo legal para preservar direitos é a melhor opção para não ter prejuízos no futuro.

1. A eficiência , performance, tolerância  robustez e outros:

A análise dos dados constantes na ficha técnica de seu módulo solar é de extrema importância na escolha de seu módulo solar, citamos aqui alguns exemplos:

Eficiência: Um painel solar deve ser inversamente proporcional: Quanto mais uma placa solar conseguir capturar e gerar energia elétrica para um sistema e menor ela for, maior será a sua eficiência (geração/m²), atente-se a eficiência, bons fabricantes têm módulos com eficiência superior a 16%.

Tolerância: Verifique a tolerância de potência de seu painel solar – variação entre a potência descrita na ficha de dados e a potência real gerada, dê preferência a módulos solares com tolerância positiva.

Tipo de Vidro: O vidro utilizado na fabricação de um painel solar não é o seu vidro comum. Ele é um vidro especial com baixo teor de ferro e camada antirreflexo, desenvolvido para refletir menos e deixar o máximo de luz passar através dele.

Caixa de conexão e diodos: Certifique-se da qualidade da caixa de conexão (local aonde as células solares estão eletricamente conectadas, e local aonde são instalados os diodos de by-pass (segurança e desempenho do painel solar), a caixa de conexão deve possuir  um bom isolamento para entrada de umidade e outras pequenas sujeiras, deve ter grau de proteção IP 65 ou 67 para garantir que seu painel dure mais tempo e não sofra corrosões.

Quantidade de diodos by-pass: Os diodos são importantes, por exemplo na questão do sombreamento, se seu painel solar possuir um ou nenhum diodo, um pequeno sombreamento, mesmo em uma parte mínima de seu painel solar, afetará em todo sua produção. Módulos solares com 2 diodos, perdem apenas metade da produção em caso de sombreamento e módulos com 3 diodos perdem 1/3 da geração.

Coeficiênte de temperatura: importante em localidades mais quentes, de modo geral, muito importante no Brasil, quanto menor for o coeficiente de temperatura, menor é a queda de geração do painel solar frete ao aumento de temperatura incidente na célula solar.
O coeficiente de temperatura de bons painéis deve estar entre 0,4 e 0,5%.

Moldura de alumínio (frame): A qualidade da moldura de alumínio do painel solar é muito importante para a robustez mecânica do painel, especialmente torção, a espessura do frame deve ser de aproximadamente 4cm e o alumínio deve ser anodizado para durar muito tempo, verifique como é a junção dos cantos do frame, devem estar perfeitamente unidas.

Esses são, portanto, os primeiros passos para uma sensata escolha sobre qual é o melhor painel para o seu sistema solar fotovoltaico off-grid. Vale citar que, além dessas dicas, é importante pesquisar por fornecedores confiáveis e que tenham uma estrutura solidificada no mercado, visto que estes equipamentos têm uma longa vida útil.

Aproveite para tirar todas as dúvidas e peça um orçamento agora mesmo entrando em contato com a gente!

Em breve postaremos mais dicas sobre as características construtivas dos módulos solares.

 

fale com a solar

Tags: painel solar, energia renovável, energia solar fotovoltaica, sistema solar fotovoltaico, sistema solar fotovoltaico off-grid

Agência Next4 criação de sites