Bombas d'água

Category: Bombas d'água

O Kit Anauger Solar não trabalha com banco de baterias. O fabricante desenvolveu este sistema, para uso diurno, somente, sendo constituído de placa, driver e bomba.

Category: Bombas d'água

Ele é um interruptor tipo bóia para controle do nível de água em poços ou em reservatórios. Ele protege a bomba contra pane seca (quando usado como sensor de poço) ou controla o nível do reservatório evitando transbordamento quando usado como sensor de reservatório).

Liga a bomba com o reservatório vazio e desliga com o reservatório cheio.

Liga a bomba Anauger quando há água e desliga na falta de água.

Category: Bombas d'água

 O sistema de bombeamento de água solar consiste em transformar energia elétrica de corrente contínua gerada por módulos solares, em corrente alternada, com a maior eficiência possível. O sistema funciona de maneira independente das flutuações  dos níveis de irradiação solar a qualquer hora do dia ou condições do tempo, desde que os módulos forneçam uma corrente mínima de 0,1A.

O driver é o equipamento que comanda a bomba, sendo o responsável em converter a energia fornecida pelos módulos solares em impulsos de energia, constantes e espaçados em função do nível de irradiação solar.

Assim, como sabemos que a vazão é diretamente influenciada pela variação da irradiação solar. Se o módulo estiver fornecendo pouca corrente, vai bombear menos, mas não pára. Só vai parar mesmo quando ele não fornecer mais nada de energia. 

Category: Bombas d'água

Diria que não ler ou não se atentar ou simplesmente ignorar o manual de instalação é o pior problema não só no sistema de bombeamento de água, mas em tudo…

Aplicação e instalação –  poderia ficar horas falando, mas o mais comum é uso inadequado. Por exemplo, a bomba é para água limpa e é instalada em local onde a água tem muito barro ou partículas sólidas. Isso acaba com a bomba.

Outros exemplos são falta de aterramento adequado, falta de dispositivos de proteção, falta do sensor de poço, usar material inadequado para instalação —como por exemplo, pede-se fita de autofusão, a pessoa usa fita isolante no lugar e acha que está tudo bem.

Falta de manutenção preventiva –  instala a bomba e esquece (e ainda quer que a bomba dure 20 anos).

Category: Bombas d'água

(Pergunta do Raimundo Jr.)

Ela pode trabalhar nesta faixa de tensão mesmo. Painéis de 36 células com cerca de 18Vcc está ok para esta bomba. 

Category: Bombas d'água

 O driver Anauger tem nível de proteção IP68. Isso significa que ele tem um certo grau de proteção contra poeira e água, mas não pode haver exposição direta. Desta maneira, ele deve ficar em local protegido da ação direta do sol e da chuva.

Category: Bombas d'água

É uma bomba d’água com o circuito eletrônico embutido.

Por exemplo, se compararmos a linha Solartech SPM e SMPD:  a linha SPM tem driver externo, enquanto que  a SPMD, a eletrônica dela é embutida – inbuilt.

Category: Bombas d'água

(Pergunta do Ivanildo Santos)

Sim,  se ela for 12V corrente contínua sim. Se você for usar painel solar para carregar a bateria, precisa fazer o dimensionamento certinho, contudo, como já falamos, se sua bomba poder trabalhar melhor ligada diretamente ao painel solar.

Category: Bombas d'água

Entre em contato com a assistência técnica da Anauger ou com o revendedor em que você adquiriu a bomba para resolver o problema.

Category: Bombas d'água

Somente com a profundidade do poço, não é possível te indicar nada. É preciso saber a altura manométrica total e a vazão.

Ou como já falei em outros vídeos, preciso que você nos passe todos os dados do poço, tais como:

Nível estático, nível dinâmico, vazão horária do poço, altura do reservatório, distância horizontal do poço até o reservatório, vazão requerida. Com este dados, podemos verificar se temos qual é o produto mais adequado.

Category: Bombas d'água

A potência da bomba, a vazão e a altura manométrica atendida é a mesma para os 2 modelos. O que muda é a aplicação: a P100 é destinada a uso em poço, trabalhando pendurada.

A R100 é destinada a uso em reservatório, cisterna e poço caipira. Esta bomba trabalha apoiada no fundo do reservatório.

Category: Bombas d'água

A saída do driver deve medir de 100 a 130Vca, a entrada de 36 a 42Vcc

Category: Bombas d'água

Este sistema é composto por módulo solar, driver e bomba, certo? Desta forma, conforme manual da Anauger, entre módulo solar e driver a distância máxima recomendada é de 40 metros. Neste caso, você pode usar cabo de 4 mm². Entre driver e bomba, você pode ter uma distância máxima de 250m e neste caso. Aí você pode usar a bitola de 10mm². Lembre-se que as bitolas variam com as distâncias.

Category: Bombas d'água

Nós da Solar só temos solução se a sua bomba for trifásica. Se ela for monofásica, não temos inversores. Contudo, você pode resolver seu problema colocando uma Bomba Anauger Solar, precisamos analisar se atende a sua demanda.

Category: Bombas d'água

Considerando que somente 2 metros estão com água, não sabemos a vazão horária dele e quanto ele vai baixar quando ligar a bomba, eu escolheria a R100 com sensor Anauger.

P100 além de trabalhar pendurada, ela precisa de cerca de 40 cm de distância do fundo do poço. Como ele é raso, eu não recomendo.

Category: Bombas d'água

Se sua bomba 5CV for trifásica 380V sim, temos um kit Solartech PK 5500H (inversor + 15 placas de 33 W) que atende.

 A bomba continuará trabalhando como a mesma vazão horária. Contudo, se quiser deixar estritamente no solar, precisa lembrar que o sistema só vai trabalhar em média 5 horas/dia.

Este inversor pode trabalhar com gerador ou rede trifásica, caso necessário.

Category: Bombas d'água

Para que eu possa avaliar um produto que te atenda favoravelmente, preciso de todas as informações relativas ao poço tais como:

Altura manométrica; nível estático; nível dinâmico; vazão horária do poço; altura do reservatório; distância horizontal do reservatório; diâmetro da tubulação entre o poço e o reservatório, vazão requerida.

Com base nestes dados conseguimos verificar um produto mais assertivo.

Category: Bombas d'água

Pode-se instalar no reservatório uma bóia comum como essa de esfera. Quando o reservatório encher, a bóia vai fechando e aumentando a pressão no encanamento e na bomba. Por se tratar de uma bomba que tem pressostato, quando a pressão chegar no limite prefixado, ela desliga.

Category: Bombas d'água

2 bombas shurflo 8000  vão atender esta demanda. Você precisa colocar uma bomba na caixa da mina e outra no meio do caminho.

Category: Bombas d'água

A solução é encaixar uma caixa no meio deste percurso e trabalhar com 2 sistemas simples de bombeamento solar Shurflo 8000.

Category: Bombas d'água

A vida útil de bomba d’ água depende muito da condição de uso, qualidade da água, se o poço é encamisado, PH da água, entre muitos outros fatores que muitas vezes não são observados. Mas considerando que tudo esteja certo e que sejam respeitadas todas as premissas solicitadas pelo fabricante, a vida útil estimada para a bomba Anauger é de 4000 horas.

Category: Bombas d'água

Ideal é fazer o dimensionamento com base no número de horas por dia que você quer manter funcionando esta sua mini bomba d’água e montar o sistema com base nesse cálculo.

Outros temas

Category: Outros temas

A maneira mais direta de responder é que a tensão do sistema é definida pela tensão de carregamento do banco de baterias.

Category: Outros temas

Viabilidade técnica, sim. Porém, se sua única fonte de energia for fotovoltaica, eu recomendo que não use. Ar condicionado tem um alto consumo de energia. Você precisará de um sistema muito robusto e com um banco de baterias enorme, acarretando em um elevado custo de investimento. Então precisa analisar com critério a sua real necessidade de usar ar condicionado em local isolado, pois será um grande investimento.

Category: Outros temas

Em todos. É o correto e é o que diz as normas ABNT NBR 5410 e NBR 16690. Para você proteger todos os circuitos, você precisa colocar proteção CC entre painel e controlador,  proteção CC entre controlador e bateria, proteção CC entre controlador off-grid e cargas de CC (se for utilizar a saída de CC do controlador), proteção CC entre bateria e inversor off-grid e proteção CA entre o inversor e a carga de consumo CA.

Category: Outros temas

Vamos começar pensando na emenda do pólo positivo da placa solar. Vamos pegar o conector extra negativo e conectar ao cabo solar vermelho que vai para o controlador. Desta forma, o cabo positivo está pronto. 

Agora vamos fazer a emenda do pólo negativo da placa solar. Vamos pegar o conector  extra positivo e conectar a ele o cabo preto que vai para o controlador. Finalmente, o cabo negativo também está pronto.

Category: Outros temas

A parte da rosca é negativa e o centro é o positivo.

Category: Outros temas

Produção de energia elétrica  a partir de pequenas centrais geradoras que utilizam fontes renováveis  conectadas à rede de distribuição por meio de unidades consumidoras.

Category: Outros temas

O cabo solar é um cabo “especial” para ser utilizado em sistemas de energia solar nos circuitos que ficam expostos ao tempo.

Características dos cabos solares:

  • São próprios para corrente contínua;
  • Suportam tensão de isolação maior ou igual à tensão de aplicação daquele circuito;
  • Possuem proteção contra radiação UV;
  • Não propaga chama;
  • Possuem dupla isolação;
  • Além disso, todos os condutores também devem obrigatoriamente seguir a norma NBR 16612, que contém requisitos mais exigentes:
  • Não permitem isolamento e cobertura halogenados;
  • Isolamento e cobertura  de material termofixo;
  • Tensão mínima de isolação de 1,5 kVcc e máxima de 1,8 kVcc (equivale a 0,6/1 kVca);
  • Alta resistência a temperatura -40ºC a 90ºC.
  • Condutor de cobre estanhado;
  • Ter identificação “USO EM SISTEMA FOTOVOLTAICO” e “NBR 16612”;
  • Ser de têmpera mole, isto é, flexível;
  • Atendem aos requisitos construtivos especiais como espessura das camadas e critérios de resistência mecânica, térmica e de envelhecimento.
Category: Outros temas

Geralmente não vem. Você precisa consultar se o fabricante fornece. Mas é considerado um item à parte.

Por exemplo, eu tenho um fornecedor que o clip de aterramento, quando solicitado, vai como acessório no grampo intermediário.

Category: Outros temas

Conforme a norma, os dispositivos de proteção  fusível ou disjuntor devem ser usados nos 2 pólos um no positivo e outro no positivo (disjuntor de corrente contínua bipolar). 

Contudo, se seu sistema é pequeno e você tem problemas de custo, use em pelo menos um dos pólos. Neste caso eu analiso ou uso como regra o manual do controlador de carga  para ver se o controlador tem negativo ou positivo comum. Ou seja, interligações compartilhados entre módulo, bateria, e carga. Se for negativo, eu ligo as proteções no positivo. Ou se o comum é positivo, eu ligo as proteções no negativo. Mas o correto e indicado é usar nos 2 pólos.

Category: Outros temas

Depende do seu sistema, do tamanho, do que você vai usar de cargas totais. A grande vantagem de usar lâmpadas em CC 12V, por exemplo, é dispensar o uso do inversor, diminuindo também esta perda. Mesmo que você tenha que inverter nas demais cargas, se ele der problema, pelo menos a iluminação continua funcionando.

Category: Outros temas

Para sistema de energia solar para chuveiro, geralmente usa-se o sistema de energia solar térmica, mais conhecido como sistema de aquecimento de água solar.

É um sistema composto por placas coletoras produzidas em material próprio para absorção térmica, responsáveis pela captação da radiação solar. Dentro dos coletores, há uma serpentina de aço inox ou cobre que transfere calor para água que depois de aquecida é encaminhada pela tubulação até o reservatório térmico —  boiler solar que garante a manutenção da temperatura de modo que a água aquecida possa ser utilizada em qualquer hora do dia. Se necessário, o sistema de aquecimento solar  pode ter um sistema auxiliar de aquecimento a gás que é acionado automaticamente quando a temperatura no boiller fica abaixo da temperatura ideal (dias de inverno ou mais nublados)

Category: Outros temas

O melhor dos mundos é utilizar os suportes de fixação próprios para sistemas de energia com material adequado: alumínio, aço inox, etc. Mas sabemos que em determinadas situações e locais isso não é possível. Desta forma, faça o suporte dentro da sua realidade, tomando cuidado apenas para não usar materiais que causem danos às placas solares como uso de materiais que oxidem. Lembre-se de não alterar as características físicas como fazer furos adicionais, etc.

Category: Outros temas

Ambos são dispositivos de proteção, protegem o circuito em caso de sobre corrente advinda de um curto circuito  ou sobrecarga, contudo em caso de ocorrência, o fusível queima precisando ser trocado e o disjuntor pode ser rearmado após a resolução do problema.

Category: Outros temas

Os diodos que vem na placa são diodos de by-pass e não de bloqueio e  quando eu uso a proteção nesta seção, ela atua como bloqueio para corrente reversa.

Se houver uma falha no controlador, a bateria poderia mandar uma corrente muito grande para  placa solar e isso não pode acontecer.

Category: Outros temas

 Sim, conforme as normas. Todas as peças metálicas não energizadas, pelo menos aterramento de proteção.

Category: Outros temas

É preciso observar que a maioria das soluções de suporte para solo exige base concretada, ou seja, boa concretagem dos pilares de sustentação que devem suportar as cargas de vento.

Dimensionamento solar

Como na pergunta não foi especificado se seu sistema é on-grid ou off-grid, que possuem perdas distintas (eficiências distintas), darei um exemplo de geração BRUTA (sem perdas), no Standard Test Conditions (STC) com 5 hs/dia de sol — equivalente a média nacional: 1 painel solar 330Wp gera: 330W X 5hs/dia = 1650wh/dia 1650wh/dia X 30 dia/mês = 49500wh/mês OU 49,5 kwh/mês

Geralmente estes painéis de 550W são usados para sistemas conectados à rede.  Geralmente são painéis de 144 células, com tensão em aberto em torno de 50V e corrente de curto de 14A. Assim, quando você vai aplicar em um sistema off-grid 12V, precisa analisar bem certinho para usar corretamente e não fazer coisa errada.

Se você ligou a lâmpada diretamente na placa solar, ela queimou por sobretensão. Veja, a placa solar tem tensão nominal de cerca de 18V. Sua lâmpada é 12V e aceita um range de 11,5 a 13V no máximo. Possivelmente após alguns minutos, ela não aguentou esta sobretensão e queimou.

Não existe uma fórmula para sistemas off-grid, cada caso é um caso. Ideal é pegar as informações elétricas específicas do motor do cliente, estimar o número de aberturas e fechamentos. Tempo entre abertura e fechamento e com base nestes dados realizar o dimensionamento correto para ele.

Não, o sistema híbrido off-grid precisa de banco de baterias, por 2 motivos básicos: estabilizar a tensão dos painéis solares e garantir o pico de partida das cargas. O inversor híbrido é ligado à bateria.

Verifique este dimensionamento certinho.

Neste caso você pode posicionar esta placa diferente em outro controlador de carga para manter seu banco de baterias como está. Vai manter o controlador de carga de 40A com 2 placas de 170W e vai ligar a nova placa de 155W em um outro controlador de carga.

Precisamos entender mais a aplicação e o dimensionamento. Contudo, se você quer testar a corrente do painel para tirar esta dúvida, você precisa desconectar o painel de todos os equipamentos e fechar um curto nos pólos e, utilizando um alicate amperímetro de corrente contínua, medir a corrente e comparar com os dados da etiqueta. Se a diferença for muito grande, pode haver um problema. Se for próxima, o painel está em ordem e você precisa analisar outros detalhes como instalação,  dimensionamento, etc.

Esta medição deve ser feira em dia bem aberto e preferencialmente próximo do meio dia e com o painel solar limpo.

Para que você consiga fazer um dimensionamento correto e adequado é necessário detalhamento das cargas de consumo. Você precisa criar uma tabela listando: Quais equipamentos você vai utilizar? Quantos de cada um destes equipamentos? Qual a potência em watts destes equipamento? Quantas horas/dia cada um deles funcionará? Qual a tensão em Volts destes equipamentos ? (para verificar a saída do inversor, se necessário) É preciso que este levantamento seja feito com cuidado e sem esquecer de nenhuma carga, com o risco do sistema não funcionar. Atenção! É DE SUMA IMPORTÂNCIA que uma vez concluído o dimensionamento, ele seja respeitado para garantir que seu sistema funcione adequadamente. Ou seja, caso mais equipamentos sejam adicionados ao sistema, é preciso adaptar para as novas cargas.

Sem analisar localidade ou perdas seu consumo é de 2X7W = 14W X 12hs/dia = 168Wh/dia 

Considerando média nacional de irradiação equivalente a máxima potência do painel solar de 5hs/dia, teremos 20W X 5 = 100Wh/dia. Ou seja, já não atenderia.

Recomendaria (veja, sem analisar perdas e/ ou localidade), só para te dar um rumo:  placa solar 50W, 1 controlador de carga de 10A e 1 bateria estacionária de 50Ah.

Ao adicionar outra carga, você precisaria ter refeito o dimensionamento e aumentado a geração. Certamente isso comprometeu a profundidade de descarga do seu banco de baterias e afetou todo o sistema.

Um ciclo de uma bateria no sistema de energia solar fotovoltaico é considerado por dia, uma vez que há carga e descarga da bateria. Pelo que eu entendi, você quer saber, não sobre o ciclo, mas sim sobre o impacto da taxa e descarga (profundidade de descarga)  no ciclo de vida da sua bateria. Ou ainda sobre como o tempo de descarga impacta na sua capacidade de fornecimento de carga. Contudo, com as informações enviadas, eu não consigo saber se o tamanho do banco de baterias que você tem contempla a taxa de descarga que o fabricante orienta para maximizar a vida do banco ou como que é o seu regime de descarga para o tamanho do banco para analisar se a capacidade de carga está dentro da C20 que é o que usamos para o solar. Geralmente isso é calculado no dimensionamento do sistema.

Mas o estágio de carga você consegue ver pela tensão do banco. Neste vídeo eu falo sobre esta questão da tensão e estágio de carga.

Precisaria analisar detalhadamente este seu sistema para te dar uma resposta assertiva.

Geralmente o rádio permanece ativo 24 horas e, neste caso, você precisa calcular uma estimativa de tempo em que o rádio vai ficar em transmissão e o tempo em que ele ficará em espera (stand-by). Estes consumos são distintos e precisam ser verificados. Por exemplo: imaginemos que seu rádio tenha um consumo de 70W em transmissão e 10W em espera. Por sua experiência, ele transmita 6h/dia e fique em espera 18h/dia, teremos um dimensionamento baseado em (70Wx 6h/dia )+( 10Wx 18h/dia) = 600Wh/dia aproximadamente.

Acredito que você esteja falando do banco de baterias. As informações sobre a profundidade de descarga são fornecidas pelo fabricante para que se tenha uma vida útil satisfatória do banco de baterias. Dê uma olhada na série de vídeos que fiz sobre baterias no canal do Youtube e você vai entender melhor.

E sim, inversor é dimensionado pela potência do equipamento e análise o pico de partida e por experiência. Para geladeiras sempre usar no mínimo inversor de 1000W senoidal pura.

Painéis solares

Category: Painéis solares

Pela sua descrição, está falando em placa solar 36 células que é “padrão 12” e não 12V. Ela é usada para sistemas de carregamento de baterias “padrão 12V”, pois como também já vimos, baterias 12V para estarem com 100% de carga precisam ter mais do que 12V. Desta maneira, uma placa solar com VOC 22V, tem VMP de 18V, o que é uma tensão interessante para este tipo de carregamento.  Importante ressaltar que precisa usar controlador de carga ok?

Category: Painéis solares

Na prática, muito pouca. Exemplificando: enquanto um painel poli tem eficiência de cerca de 13,95%, a mono tem 14,00% Para sistemas off-grid, isso não é significativo.

Category: Painéis solares

Você precisa adquirir o controlador de carga à parte.

Category: Painéis solares

Sim, temos placa solar de 5W. Aliás, temos a linha toda. E sim, a placa solar pode tomar chuva. Ela fica exposta ao tempo, só não pode submergir.

Category: Painéis solares

Sim, existe, contudo, as fotocélulas em 12V são caras e difíceis de serem encontradas. Hoje a maioria dos controladores de carga com saída de corrente contínua, tem função timer e função noturna que substituem a fotocélula. Veja as especificações técnicas de seu controlador de carga.

Category: Painéis solares

Os efeitos possíveis variam desde a redução drástica de durabilidade até danos irreparáveis.

Category: Painéis solares

Em termos de geração, não afeta em nada (certifique-se que não haja nenhum sombreamento). Contudo, quando analisarmos o suporte de fixação, o padrão é para instalação na posição vertical (retrato). Se você for instalar na horizontal, precisa avisar para adaptação das peças.

Category: Painéis solares

Não há conserto para quebra de vidro, não dá para substituir. No processo de fabricação das placas, as células solares são encapsuladas, formando uma espécie de sanduíche de célula, EVA e vidro temperado.

Category: Painéis solares

São painéis cristalinos compostos por células cortadas ao meio. São conhecidos como painéis de 144 células (características elétricas próximas ao full-cell tradicional de 72 células). Sua principal vantagem é ter menos perdas de geração.

Category: Painéis solares

Sim, no contexto do vídeo de onde você fez a pergunta, que é para testar o painel solar e medir a corrente de curto. Este também é um dado de catálogo. Você precisa fechar o curto e fazer a mediação. Você não vai deixar ele em curto por um longo período, é apenas para fazer a medição.

Category: Painéis solares

Para ligações em série, ou seja, em uma mesma string, a recomendação é que se usem placas de mesma potência e família, preferencialmente placas idênticas. O ideal é que as características elétricas sejam iguais: potência, tensão e corrente.

Category: Painéis solares

A inclinação solar depende da localidade. Uma regra geral é que normalmente a inclinação do painel é próxima a latitude do local de instalação. Recomendamos uma inclinação mínima de 10º para auto-limpeza dos painéis em dias de chuva.

Controlador de carga

Supondo que você não tenha nenhuma carga de corrente contínua ligada ao controlador de carga e use somente o inversor ligado a bateria para alimentar seu consumo, quem vai regular a descarga será o próprio inversor, pois ele também tem proteção para descarga de bateria. Geralmente ele dá alertas sonoros e quando chega na tensão de corte desliga.

Sim, existe, contudo, as fotocélulas em 12V são caras e difíceis de serem encontradas. Hoje a maioria dos controladores de carga com saída de corrente contínua, tem função timer e função noturna que substituem a fotocélula. Veja as especificações técnicas de seu controlador de carga.

Este símbolo sempre indica uma condição de alerta ou risco, mas precisamos entender o contexto da tela do controlador que aparece, pois geralmente ele é acompanhado de mais alguma informação que pontua onde está a falha. Por exemplo: se este símbolo estiver aparecendo na tela com uma bateria e uma representação de EX –  ele pode estar dizendo que a falha está na bateria  ou erro / falha é x que pode ser, por exemplo, tensão baixa ou sobretensão.

Preste atenção na tela como um todo e consulte o manual do controlador — talvez na seção de resolução de problemas para entender a falha e execute a correção o quanto antes.

LVD (Low Voltage disconnection)  significa desconexão por baixa tensão, ou seja, quando o controlador de carga percebe que a bateria está com tensão baixa, cerca de 11,1 a 11,4V por exemplo. Ele desconecta a saída de carga do controlador priorizando a recarga da bateria a fim de protegê-la de uma descarga excessiva. Vale ressaltar que cada fabricante tem uma tensão de LVD e alguns podem ser regulados e outros não.

Geralmente apenas os controladores de carga mais sofisticados vêm com um sensor de temperatura.

Esse sensor permite fazer um carregamento do banco de baterias de forma mais eficiente, coletando os dados de temperatura ambiente para fazer a compensação de temperatura do banco de baterias e envia para o controlador a tensão real do banco  para que o controlador possa realizar o carregamento com precisão.

A tecnologia PWM arreia a tensão do painel solar para a tensão do estado de carga da bateria, assim o que carrega de fato a bateria é a corrente gerada pelo painel. Como a potência é o produto da tensão pela corrente, quando baixamos a tensão do painel, baixamos também o produto que é a potência.

O MPPT é uma tecnologia que transfere potência, realizando uma espécie de jogo entre a tensão e a corrente para que se tenha a melhor potência possível.

Os módulos solares devem sempre ser desconectados antes da instalação e ajustes do controlador de carga.

A recomendação para este equipamento é usar painel solar na entrada.

Sim, se o controlador de carga aceitar mais de um tipo de bateria, você precisa selecionar o tipo de bateria correto de acordo com o que você vai usar. Leia sempre o manual do fabricante!

Quando ele mostra a corrente é em tempo real a corrente sendo entregue pelas placas, que podem ser destinadas à bateria ou ao consumidor do controlador, se tiver um ligado à sua saída (PV unidade A). E ele também indica a corrente total gerada em Ah (PV T unidade Ah).

Na condição de indicador de bateria, este controlador indica tanto a corrente fluindo na bateria como também o estado de carga da bateria (SOC) — unidade em %, que é o disponível ainda.

Inversores Off-grid

O inversor carregador é basicamente um equipamento 3 em 1 (inversor, carregador de baterias e controlador MPPT). O carregamento das baterias pode ocorrer pelos painéis solares, pela energia da distribuidora ou mesmo por um gerador. Dependerá da aplicação e como você fará a programação.

Eu pessoalmente prefiro subdividir não só os inversores como também os sistemas, pois fica mais fácil identificar problemas. Caso algum sistema pare, os outros permanecem ativos.

Dependendo de qual carga você quer usar.  O segredo do inversor é um bom dimensionamento, como tudo no sistema off-grid.  A escolha do inversor adequado vai depender das suas cargas de consumo, da tensão de entrada e da tensão de saída, e das orientações do fabricante descritas no manual de instalação.

Assim, os inversores de onda senoidal pura garantem que o equipamento seja alimentado pela energia para qual foi projetado, que é a senoidal. Ou seja, este tipo de inversor pode tocar qualquer aparelho CA ou motor, dentro da sua faixa de potência. Enquanto que os inversores de onda senoidal modificada, que tem uma melhor relação custo benefício, podem alimentar quase  todos os tipos de consumo, embora não recomendados para eletrônicos delicados e cargas indutivas como motores.

Vai ser difícil achar um inversor de 5000W com esta tensão de entrada de 12V. Geralmente inversores com entrada 12V vão até 2000W. Acima desta potência geralmente eles são em 24V ou 48V — isso devido às altas correntes demandadas.

Geralmente os controladores de carga tem saída de corrente limitada, ou seja, os controladores de carga não têm capacidade de atender a demanda de corrente do inversor, principalmente quando houver um pico de partida.

Por exemplo, imagine que você esteja usando um controlador de carga de 40A, com saída de carga máxima de 40A e esteja utilizando um inversor de 1000W. Este inversor, em um dado momento, sem considerar o surto que ele pode suportar (que seria o dobro, ou seja 2000W), facilmente pode demandar 83A, o que o controlador de carga não suportaria.

Baterias estacionárias solares

(Pergunta do Maike Cristian Layber Ozório)

Sim, se você quer saber quanto em 24V uma bateria está 100% carregada sim, o fator é multiplicar por 2, desta forma, se em 12V uma bateria 100% de carga precisa ter 12,7V, em 24V 25,4V. Suas 2 baterias estarão ligadas em série, você mede diretamente no banco. Se apresentar esta tensão está ok, abaixo, ainda não está totalmente carregada.

Para a bateria chumbo ácida estar com 100% de carga, ela precisa estar com 12,7V 13,4V é a tensão de Flutuação da bateria – estágio de manutenção após atingir a carga plena 12,55V ela vai estar com cerca de 90% de carga.

A recomendação é encaixar a bateria do meio do banco.

Motorhome

Category: Motorhome

Não. As placas de 150W são placas de 36 células e as placas de 270W geralmente contém 60 células e, portanto, são placas com especificações elétricas distintas. Para um mesmo sistema, recomendamos usar placas iguais, ou seja, amplie com placas de 150W. Mas veja esta ampliação como vai ficar a capacidade de seu controlador de carga e seu banco de baterias.

Category: Motorhome

Se analisarmos didaticamente a ficha técnica da placa de 30W (Komaes), a corrente de máxima potência dela é de aproximadamente 1,7A. Assim, se considerarmos a média nacional de irradiação solar de 5hs/dia, teremos uma geração aproximada de 8,50Ah/dia. 

Se você quer repor 60A (considerando ela totalmente descarregada), levaria em média 7 dias para fazer a recarga.