2577099 Nº Visitas

Qual é o investimento para usar energia solar em pequenos sistemas de bombeamento de água sem uso de baterias?

O sistema de energia solar vem conquistando muito espaço devido às vantagens que ele proporciona. Esta energia capta, através de painéis solares, a luz do sol, transformando-a em eletricidade. Para realizar o armazenamento , ela utiliza baterias que suprem a necessidade do usuário em dias nublados, chuvosos ou à noite, podendo ser utilizada em diversos locais.

Para utilizar este sistema, é necessário usar equipamentos especializados e profissionais capacitados para a instalação. A energia limpa off-grid, conhecida também como sistema isolado é muito utilizada em bombeamento de água, neste artigo falaremos um pouco das pequenas aplicações e custos deste sistema

Sistema de bombeamento de água:

O painel solar é uma fonte variável de tensão, de maneira que a tensão de funcionamento depende da carga, as pequenas cargas e que têm uma boa relação entre demanda de energia e intensidade solar, podem muitas vezes ser conectadas  diretamente ao arranjo solar, dispensando assim uso  de bateria e controlador de carga, tornando o sistema economicamente rentável.

As bombas d’ água submersas ou de superfície acionadas por pequenos motores de CC, podem ser conectadas diretamente ao painel solar.

Nestes sistemas, o armazenamento de água é realizado em tanques de água que também dispensam o uso de baterias, assim, quando há necessidade de abastecimento de água em locais não abastecidos pela energia elétrica convencional, em locais remotos, ou para compensar os períodos de baixa insolação, podem-se utilizar tanques de armazenamento que fará a distribuição da água por gravidade.

Para operação eficiente é necessário que as características das bombas d’ água (tensão e corrente), sejam compatíveis com as do módulo solar que serão utilizadas para fazer a conexão.

As pequenas bombas solares são consideradas baratas  pois atendem pequenas vazões e alturas manométricas.

Os principais modelos utilizados para esta finalidade são:

Shurflo 8000 -443-136 12V -  bomba de superfície flutuante

Shurflo 2088 – 443 – 144 -12V  - bomba de superfície flutuante

Shurflo 9325 -043- 101 24V – bomba submersa para poço.

Anauger solar modelo P 100 para poço (6”)

Anauger solar modelo R100 para reservatório.

Mesmo em lugares remotos, o sistema de bombeamento de água é muito útil, oferecendo economia de manutenção e baixos custos, já que a bomba exige apenas cuidados com a limpeza e não possui necessidade de instalações elétricas sofisticadas. Além disso, os painéis solares tem vida útil longa.

Valor de investimento da energia fotovoltaica em sistemas de bombeamento de água:

Inicialmente, é importante avaliar algumas condições para optar pelo equipamento mais adequado e obter o orçamento necessário. Dessa forma, antes de escolher o sistema de bombeamento de água verifique:

1-      Local onde será instalado o sistema de bomba e onde ocorrerá o bombeamento;

2-      Capacidade exigida para que ocorra o bombeamento de água por um determinado período, assim como, a capacidade do reservatório a ser utilizado;

3-      Distanciamento da bomba até o reservatório;

4-      Profundidade do local onde fica a fonte de água.

Depois de avaliar todos estes quesitos, você poderá determinar qual tipo de sistema irá utilizar. Além disso, poderá averiguar o tamanho e capacidade da bomba escolhida.

  • O custo de consumo elétrico é nulo, já que o sistema não é ligado a uma rede de eletricidade disponibilizada por uma distribuidora;
  • Proporciona baixo consumo devido à tecnologia usada nos motores;
  • Oferece o melhor fluxo/ pressão por Watt usado;
  • Tem uma manutenção baixa, necessária em longo prazo.

Analisando cada detalhe do uso da energia fotovoltaica para o bombeamento de água, é possível obter um sistema sustentável, oferecendo conforto e comodidade a toda sua família, com um preço que pode variar entre R$900,00 até R$5.000. Basta avaliar o equipamento que atenderá as necessidades do ambiente e optar pelo melhor. Existem sistemas de bombeamento de água para maiores vazões e valores superiores, poderemos tratar deste tema posteriormente em outro artigo.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre este processo, conhecer nossos kits e custo dos pequenos sistemas e  então, deixe seu comentário abaixo ou fale com a Solar Brasil.

fale com a solar

Tags: energia solar, energia fotovoltaica, energia limpa, painéis solares

Agência Next4 criação de sites