2625954 Nº Visitas

O que você precisa saber antes de fazer um orçamento de sistema fotovoltaico Off-grid?

A necessidade de usar a eletricidade faz parte do dia a dia da sociedade desde sua descoberta, e inúmeros aparelhos já foram desenvolvidos para serem alimentados por esta rede de abastecimento que só se amplia, nesse cenário surge o sistema fotovoltaico.

A  energia solar fotovoltaica tem se destacado como uma das melhores opções para o abastecimento elétrico, principalmente quando se pretende garantir este recurso em locais remotos e de difícil acesso.

Antes de solicitar um orçamento para implantar esse sistema, entretanto, é importante que você conheça alguns pontos. Acompanhe neste artigo tudo o que você precisa saber antes de analisar as propostas e tome uma decisão mais certeira.

Você sabe o que é um sistema fotovoltaico de energia solar?

Os sistemas solares fotovoltaicos são opções sustentáveis para geração de energia elétrica. Sua matéria-prima, o Sol, é inesgotável e pode ser capturada diariamente, viabilizando todo o modelo, que pode suprir de pequenas a grandes demandas de uso de energia.

Abastecendo equipamentos específicos, este modelo autônomo e autossuficiente, sem conexão à rede elétrica convencional, é uma das melhores opções para energia renovável.

Vantagens em aderir ao sistema fotovoltaico off-grid

O sistema solar fotovoltaico off-grid é indicado, principalmente, para aplicações em locais remotos, cuja rede convencional de abastecimento elétrico não chega.

E, além de garantir a eletricidade nesses locais, outras vantagens do sistema off-grid podem ser vistas nos tópicos a seguir:

  • Contribuição com o meio ambiente através do uso de energia renovável e limpa;
  • Armazenamento em baterias próprias que garantem a ininterrupção do fornecimento;
  • Fonte inesgotável e gratuita de energia;
  • Funcionamento silencioso, simples e confiável;
  • Sistema manejado por interruptores dentro da casa;
  • Sistema modular, pode ser ampliado conforme necessidade do cliente;
  • Gera menos em dias nublados;
  • Fácil instalação, baixa manutenção,  não possui partes móveis, é compacto e de alto rendimento;
  • Compatível com baterias 12Vcc.

Vale ressaltar que a quantidade de placas fotovoltaicas a serem instaladas varia de acordo com a demanda de uso de energia.

Como dimensionar o sistema fotovoltaico off-grid?

Para orçar um sistema autônomo de abastecimento de energia off-grid é essencial ter em mente quais aparelhos e equipamentos estarão conectados a ele. As principais definições para um correto dimensionamento são:

Ao contrário da energia convencional, a energia solar é calculada pelo consumo, então, para sabermos a demanda, precisamos sempre:

1) Definir qual será o equipamento  será utilizado.

2) Qual é a potência (watts) do equipamento.

3) Qual a quantidade deste equipamento – determinamos a potência total.

Determinamos a corrente demandada a partir da potência total  I=P/V

V – tensão de geração do sistema, geralmente 12, 24 ou 48Vcc

4) Definir o Nº de horas/dia de utilização do equipamento.

5) Definir o consumo diário Ah do equipamento C= i x ∆t  .

6) Verificar se o equipamento é CA ou CC, se for CA, acresceremos ao consumo 25% de perdas e se for CC acresceremos ao consumo 10% de perdas – determinamos o consumo corrigido.

7) Determinamos o modelo do painel a ser utilizado e a quantidade. Leve em consideração a geração de carga diária do painel (corrente nominal X nº de horas/dia de insolação local), este dado pode ser obtido no atlas solarimétrico.

A geração do(s) painel (is) deve ser igual ou maior do que o consumo corrigido.

8) Determinamos o controlador de carga: Com o modelo e nº de painéis escolhido, verificar a corrente de curto-circuito do mesmo e multiplicar pelo nº de painéis ligados em paralelo. O controlador de carga selecionado, deve suportar maior  que a requerida pelos painéis.

9) Determinamos a capacidade do banco de baterias (Ah):

Bateria (Ah) = Consumo corrigido X dias de autonomia

                            Taxa de descarga do tipo de bateria

Dias de autonomia: quantos dias você quer que seu sistema continue ativo em dias nublados ou chuvosos (reserva/garantia de funcionamento).

Quer aderir ao sistema isolado de energia solar?

Após conhecer as dicas citadas anteriormente, é possível prever o consumo médio requerido nestes sistemas. Também é possível determinar a quantidade de placas solares que serão necessárias para o total suprimento de energia.

Interessou-se em implantar um sistema próprio de abastecimento elétrico?

Solicite mais informações e um orçamento completo com a Solar Brasil!

fale com a solar

Tags: placas solares, energia solar fotovoltaica, sistema fotovoltaico

Agência Next4 criação de sites