2705316 Nº Visitas

O que é um sistema de energia solar fotovoltaica Off-Grid (isolado)?

As pessoas estão buscando uma vida mais sustentável, contribuindo com a natureza e a sociedade. Mas você já pensou em como aplicar essa consciência quando o assunto é energia? Isso é possível graças a uma alternativa renovável que vem ganhando espaço nas comunidades em todo o mundo, o sistema de energia solar fotovoltaica.

Com isso, as pessoas passam a ter energia sem a necessidade de rede elétrica, sendo capaz de ingressar na era da sustentabilidade. Para que você entenda melhor como este sistema funciona, hoje, vamos falar um pouco sobre ele e mostrar a expansão dessa energia.

O que é Sistema de energia solar fotovoltaico (off-grid)?

Sistema de energia fotovoltaico, também conhecido como energia solar (off-grid), é um modelo em que seus componentes trabalham com o objetivo de captar a energia do sol, convertendo-a em energia para ser utilizada em locais aonde a energia elétrica convencional não chega ou em sistemas de back-up,  as principais aplicações são:  sistema de bombeamento de água, eletrificação rural, eletrificação de cercas, postes de iluminação, sistemas de telecomunicações, radares, postos de saúde, geladeiras de vacinação, entre outros.

Esse sistema fotovoltaico isolado, necessita de um tipo de armazenamento, baterias  para dispor de energia nos períodos em que não há energia fotovoltaica.  Nos sistemas de bombeamentos de água, geralmente,  a energia estará armazenada em forma de energia potencial gravitacional, pois será armazenada em tanques  elevados.

Composição simplificada do sistema de energia solar fotovoltaica off-grid:

A energia solar fotovoltaica off-grid, de forma simplificada, é constituída por quatro componentes:

1-      Placas solares: Trata-se dos painéis que transformam a radiação solar em energia elétrica de corrente contínua com o objetivo de carregar as baterias e / ou alimentar certas cargas instantaneamente.  É possível utilizar quantos painéis forem necessários de acordo com as exigências do dimensionamento.

2-      Baterias: As baterias são utilizadas para armazenar a energia elétrica para os momentos que não haja luz solar.

3-      Controladores de carga: Componente eletrônico que gerencia a carga impedindo cargas e descargas intensas que prejudiquem a bateria e o sistema como um todo.

4-      Inversores: Eles fazem a transformação da corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA).

Mais do que sustentabilidade, a energia solar fotovoltaica muda a vida de muitas pessoas e comunidades, responsabilidade social. Se você gosta deste assunto e quer saber mais, deixe seu comentário ou fale com a Solar Brasil.

fale com a solar

Tags: placas solares, energia solar fotovoltaica, sistema fotovoltaico

Agência Next4 criação de sites