Skip links

Controladores de Carga MPPT X PWM [sistema fotovoltaico]

Na hora de escolher o controlador de carga para o seu sistema fotovoltaico off grid, sempre surge a dúvida de qual tipo de controlador de carga escolher.

Mas não se preocupe, neste artigo nós explicaremos a diferença entre as tecnologias PWM e MPPT, para que você consiga decidir qual controlador de carga é melhor para o seu sistema.

Conceitos dos controladores de carga no sistema fotovoltaico:

Controlador de Carga PWM: pulse width modulation

Controlador de carga MPPT: maximum power point tracking

Em sistemas fotovoltaicos off-grid (com uso de baterias) quando dimensionamos o controlador de carga de mesma tensão,  nossa única preocupação é observar se a corrente de máxima potência do módulo/painel solar não excede a corrente de  máxima potencia do controlador de carga.

Porém, os controladores de carga “tradicionais” tipo PWM , o módulo/painel solar não alimenta a bateria a partir de seu ponto de máxima potência (MPP), assim, o sistema perde energia. Já os controladores de carga com tecnologia MPPT buscam o ponto de máxima potência do módulo/painel solar, isso resulta em um ganho de eficiência de aproximadamente 30% no sistema.

Quando falamos em sistemas médios e grandes, o resultado é redução no custo do sistema, pois o usuário precisará de menos módulos/painéis para gerar a mesma quantidade de energia.

Ou se o modelo do módulo/painel solar já foi decidido e o usuário optar pelo uso de um controlador de carga MPPT, o sistema terá um ganho de eficiência quando comparado a um sistema com uso de controlador PWM.

Quer saber mais? Consulte-nos, somos especialistas em sistemas de energia solar!

Baixe nossa cartilha sobre energia solar