Skip links

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: Inversor de sistema de energia solar off-grid (sistemas autônomos a bateria)

Como já vimos em outros posts , um sistema de energia solar fotovoltaica off-grid é aquele que não é conectado a rede elétrica, também conhecido como sistema fotovoltaico  isolado (uso de baterias) , este tipo de sistema, armazena a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos em baterias para uso posterior ou no período noturno.

Os sistemas fotovoltaicos off grid são compostos basicamente de painel solar fotovoltaico, também conhecido por módulo solar placa solar, controlador de carga, bateria e inversor.

Inversor equipamento eletrônico que “transforma” corrente contínua (12,24 ou 48V) em corrente alternada (127 ou 220V), ao converter uma forma de energia em outra, há uma perda de energia em forma de calor, assim, a eficiência de um inversor varia de 85 a 90%, ou seja, um inversor para fornecer 1000W na saída, consumirá cerca de 1200W na entrada, traduzindo em corrente, se este inversor for 1000W 12Vcc  para 127Vca teremos:

1200W/12V = 100 A de corrente na entrada  e 1000W/127V = 7,87A de corrente na saída e

Tendo conhecimento de como se calculam as correntes de entrada e de saída do inversor, fica mais fácil de entender o motivo pelo qual o correto dimensionamento da fiação de entrada no inversor é tão importante, um erro muito comum na instalação de inversores é o sub-dimensionamento da bitola, se a bitola for muito fina, ocorre uma queda de tensão nos cabos de forma que a tensão que flui da bateria chega ao inversor menor do que deveria, consequentemente os cabos aquecem muito e como os inversores se desligam automaticamente quando a tensão de entrada cai para 10 ou 10,5V, isso ocorre antes do que deveria, mesmo que a bateria esteja totalmente carregada, consulte o manual para verificar a bitola adequada.

Cuidados na Instalação:

O local de instalação deve ser arejado, abrigado do sol e afastado de fontes de calor, deve ser abrigado da chuva,  não instalar inversores em porões de barco com as baterias, pois há risco de explosão.

Deve-se observar as posições recomendadas para instalação, deixar espaço para circulação do ar, não obstruir as entradas e saídas de ar, utilizar arroelas de pressão .

Só devem ser ligados aparelhos  cuja soma  dos consumos  não seja superior à potência que o inversor é capaz de fornecer.

Inversores com forma de onda senoidal modificada podem alimentar a maioria  dos equipamentos, entretanto, em determinadas condições podem apresentar  comportamento diferente do esperado, como ruídos, aquecimento excessivo, chuviscos em televisores, etc.

Deve ser evitados uso de aparelhos como impressoras a laser , reatores eletrônicos, motores em geral.

Aos inversores de onda senoidal pura, podem ser ligados quaisquer aparelho desde que respeite a potência do mesmo.

Estas são apenas algumas dicas de bom uso dos inversores.

Para maior eficiência de seu sistemas off-grid (uso de baterias), recomendamos usar equipamentos em 12, 24 ou 48V, pois dispensam o uso dos inversores.

Baixe nossa cartilha sobre energia solar