Skip links

Vale a pena investir em energia solar?

Você até gostaria de investir em energia solar fotovoltaica, mas não tem certeza se o investimento vale a pena? Tem dúvidas sobre o tempo de retorno do valor investido?

Costuma-se dizer que a energia solar fotovoltaica “paga” o investimento inicial a partir do quarto ano da instalação dos equipamentos. Todavia, essa não é uma regra para todos os projetos, já que cada situação tem suas próprias particularidades.

Listamos abaixo algumas variáveis que você deve levar em conta para estimar em quanto tempo irá recuperar o investimento inicial:

Consumo médio mensal de energia elétrica 

Quanto mais alto for o seu consumo de energia elétrica mensal, mais rápido você irá recuperar o investimento inicial. Assim, considera-se que para os casos em que o consumo mensal ultrapassa a faixa 500 reais, o retorno no investimento será bastante rápido. Já para os casos de consumo muito baixo, o retorno será mais lento.

Tarifa da energia elétrica local

As tarifas de fornecimento de energia e outros encargos da conta de luz variam bastante de distribuidora para distribuidora. Quanto mais alta for a tarifa aplicada pela sua distribuidora, mais rápido será seu retorno no investimento.

Além da tarifa, é preciso levar e conta, também, qual a bandeira tarifária vigente.

Variação da tarifa de energia elétrica

Com a crise hídrica e necessidade constante de ampliação da rede e de novos investimentos, a distribuição de energia elétrica estará sempre sujeita a reajustes tarifários repentinos. Entre 2014 e 2017, por exemplo, a tarifa de energia elétrica sofreu uma alta de 31,5%, segundo a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). Apenas em 2018, o reajuste médio foi de 15%. Embora não seja possível prever tais aumentos, eles também contribuem para um retorno mais rápido no investimento inicial.

Instabilidade do sistema de fornecimento

É preciso levar em consideração o prejuízo causado ao seu negócio ou a sua vida pessoal nos dias em que há problemas no fornecimento de energia elétrica e blecautes. Os danos podem ser diversos: não poder utilizar equipamentos tecnológicos e computadores, não poder atender clientes, perder alimentos que precisam de refrigeração, entre outros.

No caso da vida pessoal, o prejuízo será variável e subjetivo. Quanto custa para você o conforto de um banho quente após um longo dia, ou poder assistir os programas de que você gosta? 

Necessidade de adaptação da residência e/ou comércio

Caso seu comércio ou residência não tenha sido construído já levando em consideração uma instalação de um sistema gerador de energia solar fotovoltaica, talvez seja necessário fazer adaptações. 

A necessidade de modificar o tipo de telhas, fazer quaisquer modificações no telhado ou passar eletrodutos,  por exemplo, poderá afetar o valor do investimento inicial e, consequentemente, aumento no tempo de retorno no investimento.

Taxa de juros e variação de outros indicadores econômicos

Os indicadores econômicos impactam a análise do retorno no investimento tanto no caso de você recorrer a um empréstimo ou financiamento para a instalação de equipamentos de energia solar, quanto como para fins de parâmetro. O investimento em energia solar pode ser comparado a outros tipos de investimento. Quanto o valor de seu investimento inicial renderia se seu dinheiro estivesse aplicado na poupança, por exemplo? Compare o valor do rendimento com seus gastos com fornecimento de energia elétrica tradicional (considerando os aumentos anuais das tarifas). 

Área disponível para instalação de painéis solares

A disponibilidade de um espaço adequado para instalação dos painéis solares fotovoltaicos irá otimizar a produção de energia, encurtando o tempo de retorno do investimento inicial.

Tipo de sistema escolhido

O tipo de sistema escolhido terá impacto no valor do investimento inicial, mas também poderá trazer mais economia e conforto em longo prazo.

A instalação de um sistema de banco de baterias, para quando não houver geração de energia solar suficiente e faltar energia das distribuidoras, ou o uso de um sistema de aquecimento de água por aquecimento solar, por exemplo, são opções que significam um custo inicial mais elevado, mas que futuramente trazem mais segurança, conforto e economia.

Preço dos equipamentos de energia solar

O preço dos equipamentos necessários para a geração de energia fotovoltaica está em declínio – a tendência é que essa tecnologia se torne cada vez mais acessível.

Além dos fatores mencionados acima, é preciso também levar em consideração alguns aspectos imensuráveis, como o fato de a energia solar fotovoltaica ser limpa, sustentável e ter baixo impacto ambiental. Ao optar pelo uso da energia solar, você ajuda a contribuir com a preservação do planeta, a gerar empregos e a disseminar uma postura mais consciente e sustentável em sua comunidade.

Baixe nossa cartilha sobre energia solar