2705316 Nº Visitas

Onde posso aplicar um sistema de energia solar fotovoltaica off-grid?

Em outro artigo "o que é um sistema de energia solar off-grid", explicamos o que é um sistema de energia solar fotovoltaica. Para relembrar, é um método de obter eletricidade de forma sustentável, através da captação da energia do sol. Essa fonte alternativa vem crescendo ao longo dos últimos anos e, agora, é fácil encontrá-la em diversos ambientes.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o sistema fotovoltaico off-grid, fique atento às dicas abaixo, pois hoje, vamos apresentar os lugares onde é possível aplicar este método renovável.

Sistema de energia isolada renovável

O sistema fotovoltaico é caracterizado por não possuir necessidade de conexão a uma rede elétrica, ele se auto sustenta através do uso de baterias, possuindo componentes divididos em três blocos:

  • Bloco gerador: Sendo os painéis, cabos de sustentação e estrutura.
  • Bloco de armazenamento: Chamados de baterias.
  • Bloco de condicionamento de potência: São os inversores e os controladores de carga.

As baterias são as únicas fontes de energia para períodos em que não ocorre luz solar. Por isso, é fundamental avaliar as condições climáticas do ambiente que receberá esse sistema alternativo e a quantidade exata de energia necessária para o local, determinando a capacidade de armazenamento ideal para que o processo não seja interrompido.

Onde aplicar a energia solar fotovoltaica off-grid?

Você pode utilizar a energia renovável em diversas regiões, objetivando o atendimento de suas necessidades. Basta avaliar as reais condições do ambiente e optar pela qualidade e capacidade de armazenamento eficiente. Assim, você pode usar o sistema fotovoltaico em muitos lugares, principalmente em regiões sem acesso a rede elétrica convencional.

1-    Residência:

A energia solar residencial possibilita utilização de equipamentos básicos necessários ao conforto de uma casa, tais quais lâmpadas, televisores, rádios, geladeira, micro-ondas, etc.  É de suma importância fazer o levantamento correto dos dados de consumo de todos os equipamentos a serem utilizados bem como respeitar o dimensionamento, evitando descarregamento das baterias. Além disso, é importante levar em consideração a área disponível que receberá os painéis e a localidade geográfica para determinar com mais precisão a capacidade do sistema a ser adquirida.

2-    Poste de iluminação, eletrificação de cercas ou estações de sinal:

A energia renovável pode ser utilizada em qualquer lugar remoto, ou seja, qualquer aparelho que necessita de carga elétrica pode ser carregado com o sistema de energia isolado. Porém, a energia deve ser dimensionada com cuidado, sendo calculada com exatidão o consumo do aparelho. A base gira em torno dos piores índices de radiação solar da área, medindo a fonte para oferecer autonomia de até quatro dias dependendo da aplicação.

A energia solar fotovoltaica off-grid veio para oferecer uma alternativa renovável, respeitando o meio ambiente e a sociedade, proporcionando conforto e comodidade. Dessa forma, a energia obtida através de uma rede elétrica está sendo diminuída, já que muitas pessoas estão optando por um meio alternativo que visa a sustentabilidade e o bem-estar de todos.

Se você quer saber mais sobre esta fonte de energia, então, deixe seu comentário e participe da conversa ou fale com a Solar Brasil!

 

http://www.solarbrasil.com.br/blog-da-energia-solar/110-o-que-e-um-sistema-de-energia-solar-fotovoltaica-isolado-off-grid 

fale com a solar

Tags: energia solar, energia solar fotovoltaica

Agência Next4 criação de sites