Skip links

Crédito para energia solar em propriedades rurais

Produtores rurais poderão contar com linhas de crédito do governo federal para inovar com a energia solar. No anúncio do Plano Safra 2020/2021, o Ministério da Agricultura anunciou 2 bilhões de reais em linhas de crédito para fomento da inovação no campo, a linha Inovagro, com financiamentos exclusivos para energia fotovoltaica. 

O montante destinado para a inovação rural esse ano representa um crescimento de 33,3% em relação ao destinado no período anterior. Embora possa ser usado em outras áreas de inovação, o aumento dos recursos deve impulsionar a adoção da energia solar rural no Brasil.

A linha de crédito do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) está acessível para produtores pequenos, médios e grandes. A linha Inovagro possui uma taxa de 6% ao ano.

Usos de sistemas fotovoltaicos para propriedades rurais

Um sistema fotovoltaico possui diversas aplicações em propriedades rurais. Em primeiro lugar, reduz os custos com eletricidade, além de ser a única fonte de energia elétrica em lugares em que a distribuição ainda não chegou. Mesmo se houver, a energia solar oferece maior segurança e estabilidade elétrica. 

Além disso, a energia solar pode ser usada diretamente na produção. É possível conservar carne, leite e outros produtos que necessitam refrigeração, por exemplo. Em propriedades agrícolas, é possível utilizar para o bombeamento de água e irrigação da plantação. Além disso, iluminação, comunicação e segurança — através de cercas elétricas, internet ou circuito de câmeras — podem ser implementadas quando se tem energia solar. 

Outras linhas de crédito

O governo federal também anunciou aumento de crédito destinado a outros programas, como o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que permite um financiamento a juros baixos para projetos de energia fotovoltaica para pequenos produtores. 

Segundo a Absolar, a microgeração de energia fotovoltaica em propriedades rurais corresponde a 11,7% do total de energia solar produzido no Brasil. Com esse investimento, essa proporção pode aumentar ainda mais.

Diversos bancos oferecerem a linha de crédito Inovagro, como o BNDES, Caixa, Banco do Brasil, Santander e outros. 

Baixe nossa cartilha sobre energia solar