Skip links

O papel social da energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica tem sua importância como alternativa para solucionar os desafios energéticos globais. Dentre os principais estão tirar a dependência energética dos combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural e reduzir a emissão de gases do efeito estufa que contribuem para o aquecimento global.

A busca pelo desenvolvimento sustentável com alternativas que estimulem o crescimento econômico, mas que tenham baixo ou nenhum impacto ambiental está diretamente ligada a energia solar fotovoltaica.

Como o sol que é uma fonte renovável, infinita, inesgotável e gratuita que contribui plenamente com esse objetivo.

Além disso, a energia solar fotovoltaica tem espaço para melhorar cada vez mais a relação dos homens com a natureza, seja facilitando o dia a dia das populações não abastecidas pela energia elétrica convencional, seja reduzindo o consumo energético de locais de grande dependência da eletricidade.

De modo geral, a conscientização e as mudanças culturais que essa tecnologia promove podem fazer uma importante contribuição no atendimento das necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras, seja onde e como for.

No Brasil, especificamente, contamos com um recurso solar de excelente qualidade em todo o país. E tendo conhecimento de como este recurso se distribui em todo território nacional ao longo do ano, facilita e muito sua aplicação e viabilidade.

Papel social da energia solar fotovoltaica

Inclusão social

A utilização de sistemas de energia solar fotovoltaica em comunidades isoladas tem sido uma alternativa promissora do ponto de vista econômico, ambiental e social.

Estas comunidades são, normalmente, constituídas por moradores de baixa renda ou baixo nível de educação. Essa população acaba marginalizada, sem informação e, principalmente, sem acesso a serviços de saneamento básico e outros que aumentam e muito a vulnerabilidade desta população.

Neste sentido, a instalação de pequenos sistemas de energia solar fotovoltaica muda radicalmente a vida dessas comunidades e pessoas.

São pequenos e médios sistemas de bombeamento de água limpa, refrigeração de alimentos e medicamentos (vacinas), iluminação, comunicação, entre outras tantas aplicações.

Sistemas simples e de relativo baixo custo que salvam vidas, modificam a forma de viver e levam informação, trazendo inclusão e a melhora da qualidade de vida destas comunidades.

Você é capaz de imaginar alguém que nunca teve luz nas noites escuras, quando vê a luz se acender ao cair do sol?

Alguém que não tinha água potável, ter acesso a um poço com uma bomba d’água solar trazendo água limpa e diminuindo as doenças trazidas pelo consumo de água não potável?

Como exemplo podemos citar a seguinte situação: imagine uma comunidade isolada, cujo sustento depende da pesca, porém não há energia para armazenamento e conservação dos peixes. Essa comunidade está a mercê dos intermediários que, a sua vontade, pagam pela pesca o preço que querem para coletar e levar este produto as centrais de distribuição.

Um sistema solar fotovoltaico de iluminação e refrigeração muda a vida desta comunidade que a partir da instalação do sistema dispensa os intermediários. Com isso mantém sua produção devidamente armazenada até um determinado dia da semana em que um representante pode se locomover aos comércios locais e negociar a preços justos. Isso é a energia solar mudando vidas, desenvolvendo e incluindo.

Comunidades indígenas que conseguem ter postos de saúde com vacinas e primeiros socorros, prestando atendimento adequado até que a equipe de saúde consiga chegar ao local. Isso é energia solar salvando vidas. Comunidades isoladas recebendo sinal de internet, TV e telefonia, levando informação e desenvolvimento. Isso é energia solar levando informação.

Temos diversos exemplos a serem citados, várias experiências que tivemos ao longo destes 35 anos de Solar Brasil. Nosso maior orgulho é fornecer sistemas para mudar vidas, mais do que um comércio, acreditamos no poder do sol na vida das pessoas e somos recompensados pelos relatos de nossos clientes.

Isso é a Solar Brasil ajudando você a transformar a luz do sol em eletricidade.

Como você pode ver, a energia solar fotovoltaica tem fortes impactos socioambientais, econômicos e de desenvolvimento sustentável.

Por isso é importante que você sempre esteja atualizado com esse mercado e a dica aqui é: assine nossa newsletter para continuar acompanhando o conteúdo do blog da Solar Brasil.

Outra forma de você conhecer mais sobre a energia solar fotovoltaica é baixando a cartilha gratuita da Solar Brasil com mais informações sobre esse mercado. Boa leitura!

Baixe nossa cartilha sobre energia solar