Dimensionamento solar

Como na pergunta não foi especificado se seu sistema é on-grid ou off-grid, que possuem perdas distintas (eficiências distintas), darei um exemplo de geração BRUTA (sem perdas), no Standard Test Conditions (STC) com 5 hs/dia de sol — equivalente a média nacional: 1 painel solar 330Wp gera: 330W X 5hs/dia = 1650wh/dia 1650wh/dia X 30 dia/mês = 49500wh/mês OU 49,5 kwh/mês

Geralmente estes painéis de 550W são usados para sistemas conectados à rede.  Geralmente são painéis de 144 células, com tensão em aberto em torno de 50V e corrente de curto de 14A. Assim, quando você vai aplicar em um sistema off-grid 12V, precisa analisar bem certinho para usar corretamente e não fazer coisa errada.

Se você ligou a lâmpada diretamente na placa solar, ela queimou por sobretensão. Veja, a placa solar tem tensão nominal de cerca de 18V. Sua lâmpada é 12V e aceita um range de 11,5 a 13V no máximo. Possivelmente após alguns minutos, ela não aguentou esta sobretensão e queimou.

Não existe uma fórmula para sistemas off-grid, cada caso é um caso. Ideal é pegar as informações elétricas específicas do motor do cliente, estimar o número de aberturas e fechamentos. Tempo entre abertura e fechamento e com base nestes dados realizar o dimensionamento correto para ele.

Não, o sistema híbrido off-grid precisa de banco de baterias, por 2 motivos básicos: estabilizar a tensão dos painéis solares e garantir o pico de partida das cargas. O inversor híbrido é ligado à bateria.

Verifique este dimensionamento certinho.

Neste caso você pode posicionar esta placa diferente em outro controlador de carga para manter seu banco de baterias como está. Vai manter o controlador de carga de 40A com 2 placas de 170W e vai ligar a nova placa de 155W em um outro controlador de carga.

Precisamos entender mais a aplicação e o dimensionamento. Contudo, se você quer testar a corrente do painel para tirar esta dúvida, você precisa desconectar o painel de todos os equipamentos e fechar um curto nos pólos e, utilizando um alicate amperímetro de corrente contínua, medir a corrente e comparar com os dados da etiqueta. Se a diferença for muito grande, pode haver um problema. Se for próxima, o painel está em ordem e você precisa analisar outros detalhes como instalação,  dimensionamento, etc.

Esta medição deve ser feira em dia bem aberto e preferencialmente próximo do meio dia e com o painel solar limpo.

Para que você consiga fazer um dimensionamento correto e adequado é necessário detalhamento das cargas de consumo. Você precisa criar uma tabela listando: Quais equipamentos você vai utilizar? Quantos de cada um destes equipamentos? Qual a potência em watts destes equipamento? Quantas horas/dia cada um deles funcionará? Qual a tensão em Volts destes equipamentos ? (para verificar a saída do inversor, se necessário) É preciso que este levantamento seja feito com cuidado e sem esquecer de nenhuma carga, com o risco do sistema não funcionar. Atenção! É DE SUMA IMPORTÂNCIA que uma vez concluído o dimensionamento, ele seja respeitado para garantir que seu sistema funcione adequadamente. Ou seja, caso mais equipamentos sejam adicionados ao sistema, é preciso adaptar para as novas cargas.

Sem analisar localidade ou perdas seu consumo é de 2X7W = 14W X 12hs/dia = 168Wh/dia 

Considerando média nacional de irradiação equivalente a máxima potência do painel solar de 5hs/dia, teremos 20W X 5 = 100Wh/dia. Ou seja, já não atenderia.

Recomendaria (veja, sem analisar perdas e/ ou localidade), só para te dar um rumo:  placa solar 50W, 1 controlador de carga de 10A e 1 bateria estacionária de 50Ah.

Ao adicionar outra carga, você precisaria ter refeito o dimensionamento e aumentado a geração. Certamente isso comprometeu a profundidade de descarga do seu banco de baterias e afetou todo o sistema.

Um ciclo de uma bateria no sistema de energia solar fotovoltaico é considerado por dia, uma vez que há carga e descarga da bateria. Pelo que eu entendi, você quer saber, não sobre o ciclo, mas sim sobre o impacto da taxa e descarga (profundidade de descarga)  no ciclo de vida da sua bateria. Ou ainda sobre como o tempo de descarga impacta na sua capacidade de fornecimento de carga. Contudo, com as informações enviadas, eu não consigo saber se o tamanho do banco de baterias que você tem contempla a taxa de descarga que o fabricante orienta para maximizar a vida do banco ou como que é o seu regime de descarga para o tamanho do banco para analisar se a capacidade de carga está dentro da C20 que é o que usamos para o solar. Geralmente isso é calculado no dimensionamento do sistema.

Mas o estágio de carga você consegue ver pela tensão do banco. Neste vídeo eu falo sobre esta questão da tensão e estágio de carga.

Precisaria analisar detalhadamente este seu sistema para te dar uma resposta assertiva.

Geralmente o rádio permanece ativo 24 horas e, neste caso, você precisa calcular uma estimativa de tempo em que o rádio vai ficar em transmissão e o tempo em que ele ficará em espera (stand-by). Estes consumos são distintos e precisam ser verificados. Por exemplo: imaginemos que seu rádio tenha um consumo de 70W em transmissão e 10W em espera. Por sua experiência, ele transmita 6h/dia e fique em espera 18h/dia, teremos um dimensionamento baseado em (70Wx 6h/dia )+( 10Wx 18h/dia) = 600Wh/dia aproximadamente.

Acredito que você esteja falando do banco de baterias. As informações sobre a profundidade de descarga são fornecidas pelo fabricante para que se tenha uma vida útil satisfatória do banco de baterias. Dê uma olhada na série de vídeos que fiz sobre baterias no canal do Youtube e você vai entender melhor.

E sim, inversor é dimensionado pela potência do equipamento e análise o pico de partida e por experiência. Para geladeiras sempre usar no mínimo inversor de 1000W senoidal pura.